quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Celebração do dia da Vida Consagrada 
campo belo- MG
02/02/2013

            

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O "Ano da Fé"




A data que marcou o início do Concílio Vaticano II, em 1962. O Papa convocou o Sínodo dos Bispos no mês de outubro de 2012 que terá como tema: “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, e que abrirá o “Ano da Fé”, que irá até a Festa de Cristo Rei, em novembro de 2013. É a Igreja cumprindo a missão que Jesus lhe deu: “Ide evangelizar!”. A missão da Igreja é esta; Paulo VI disse que esta é a identidade e a missão da Igreja. Para a Igreja deixar de evangelizar seria como para o sol deixar de brilhar.

O Vaticano tem dado orientações de como deve ser este Ano especial. “O Ano da Fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé…”. A “Congregação da Fé” destaca que hoje é necessário um empenho maior a favor duma Nova Evangelização (“novo ardor, novos métodos e nova expressão”), para crer, reencontrar e comunicar a fé.

Recordando o 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, destaca que no Ano da Fé devem-se encorajar as romarias dos fiéis ao Vaticano, bem como à Terra Santa. O papel especial de Maria no mistério da salvação deverá ser ressaltado, e recomenda também romarias, celebrações e encontros nos maiores Santuários Marianos no mundo.

A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro deverá ser um evento de destaque dentro do Ano da Fé, uma “ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja”. Sejam organizados simpósios, congressos e encontros de grande porte, a nível paroquiano, diocesano e internacional, que favoreçam o encontro com testemunhos da fé e o conhecimento da doutrina católica. Neste sentido o Vaticano pede que os fiéis se aprofundem no conhecimento dos principais Documentos do Concílio Vaticano II e o estudo do Catecismo da Igreja Católica, o que vale de modo particular “para os candidatos ao sacerdócio”.

O Vaticano deseja que haja celebração de abertura do Ano da Fé e uma solene conclusão do mesmo a nível de cada Igreja particular. E em cada diocese do mundo deverá ser preparada uma jornada sobre o Catecismo da Igreja Católica. Também é pedido que neste Ano da Fé os fiéis acolham com maior atenção as homilias, as catequeses, os discursos e as outras intervenções do Papa. “Cada Bispo poderá dedicar uma sua Carta pastoral ao tema da fé, recordando a importância do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja”. No período da quaresma, haja celebrações penitenciais para se pedir perdão a Deus, em particularmente pelos pecados contra a fé; e que haja maior frequência ao sacramento da Penitência. “As novas Comunidades e os Movimentos eclesiais, de modo criativo e generoso, saberão encontrar os modos mais adequados para oferecer o próprio testemunho de fé ao serviço da Igreja”.

Profº Felipe Aquino


Fonte: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/anodafe/ acessado em 01-01-13

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Rumo aos 400 Anos!


Irmãs Oblatas do Menino Jesus na Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Pirenópolis - Goiás




Com grande alegria dia 27 de janeiro de 2013 foi oficializada a presença das Irmãs Oblatas do Menino Jesus com  a abertura de uma nova comunidade na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Pirenopolis – Goiás, Diocese de Anápolis. 
 Às 9 horas do dia 27 de janeiro houve a S. Missa de abertura oficial da nova Comunidade, que será composta por Irmã Maria Neula Lopes Hott (Superiora), Irmã Ana Maria Neto e Irmã Maria Marta Helena Ribeiro Brito. A Celebração foi presidida pelo Exmo. Senhor, D. João Wilk, Bispo da Diocese de Anápolis e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre Anevair José da Silva, pelo Padre Arenaldo da Arquidiocese de Brasília, irmão de Irmã Marta Helena, Diácono Fábio e Diácono José Lopes Hott, irmão de Ir. Neula. Estiveram presentes também a Superiora Geral da Congregação, Madre Maria Raffaella Funari, Ir.Maria Sueli de Fátima Tavares, delegada da Congregação no Brasil, Ir. Maria Rosângela Pereira da Silva, superiora da comunidade de Brazlândia e demais irmãs das Comunidades de Brasília, Brazlândia e Planaltina de Goiás, bem como familiares e grande número de paroquianos. Após a Celebração foi servido um saboroso almoço no salão paroquial Frei Primo Carrara e após o almoço, D. João Wilk benzeu a casa onde as Irmãs residirão. 
Comunidade das Irmãs em Pirenópolis



 Veja outras fotos!



Capela da nova comunidade






Acolher Jesus Menino em cada criança que é confiada a nós.



Iniciamos as atividades no Jardim de Infância Menino Jesus, a principio realizaremos o trabalho com os funcionários, que durante este ano de 2013 são chamados a educar as crianças que lhes serão confiadas, com amor e firmeza, proporcionando uma educação humana e espiritual.
É preciso compreender que nossa missão de educar não se limita somente em querer que as crianças reconheçam as letras, os números e saibam escrever seu nome, mas que elas saibam que são amadas, não somente por nós que cuidamos delas, mas por Alguém que as ama de forma incondicional, por mais difícil que possam ser suas histórias e as dificuldades que já enfrentam mesmo sendo tão pequenas.
Jesus disse que todo o bem que fazemos aos pequeninos do Reino é a Ele que fazemos, e por isso desejamos cuidar, educar e conviver com essas crianças a nós confiadas fazendo por eles, o que faríamos pelo próprio Jesus Menino.

Peçamos a Maria, que tão bem cuidou e educou o Menino Jesus, que nos ajude nesta tão sublime missão de ser luz, vida e esperança na vida dessas crianças.  
Que Jesus Menino abençoe nosso trabalho.

Ir. Treicy Anne Mirtes