Fundadores

        Quem foi Anna Moroni?

       Anna Moroni nasceu em Roma no dia 06 de março de 1613. Filha de Camaiore e de Angela Maddalena Surci. Teve uma vida atribulada, mas foi no sofrimento, onde outros desistem, que ela se santificou, demonstrando ser não uma "vara agitada pelo vento" mas um carvalho de raízes profundas e fortes.
       Em meio a tantas adversidades e incertezas, procurou quem a pudesse guiar pelo caminho da santidade e  este delicado empenho foi assumido pelo Padre Cosimo Berlinsani da Congregação dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus.
     Padre Cosimo Berlisani conhecia as virtudes e capacidades de Anna Moroni e lhe confiou primeiramente "algumas mulheres marginalizadas" que desejavam reabilitar-se e, em 1662, a aconselhou a abrir uma escola onde as moças pudessem ser formadas na devoção, na modéstia, na mortificação, e em todas as virtudes cristãs.
         A elas deveriam ser dados também os rudimentos da cultura, do trabalho e das prendas domésticas. Sucessivamente lhe foi confiada pelo Pe. Cosimo, a missão, recebida por ela com santo entusiasmo, de preparar para a Primeira Eucaristia as moças que, naquele tempo, muito frequentemente, pouco conheciam de sua fé.
        Foi então que Padre Cosimo e Anna Moroni, para conseguir o êxito deste seu programa, estabeleceram fundar um novo Instituto de Virgens que se propusessem como finalidade, não só aquela de atender ao seu proveito espiritual, mas também de promover a salvação do próximo.
             E no dia 2 de julho de 1672 Anna Moroni, com 12 moças, escolhidas entre as 24 de suas educandas, se vinculou a Deus com o voto de Perseverança. Anna Moroni, eleita superiora, viveu poucos anos depois da fundação do Instituto. Viveu na humildade, na penitência, na oblação da própria vida e na caridade. 
            Partiu deste mundo na noite entre sete e oito de fevereiro de 1675. A sua morte foi serena e abençoada... tinha 62 anos. Anna procurou na vida não fazer barulho, mas em fazer o bem.
           Para as suas Filhas, à Igreja e ao mundo, Anna deixou o exemplo de dedicação e zelo pelo próximo fazendo com que Jesus seja conhecido e amado por todos. Que do Céu ela interceda por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário