sábado, 19 de março de 2016

Discernimento vocacional na quaresma

Caminho quaresmal: Vocacionados à misericórdia!

A misericórdia se constitui em acolher, no próprio coração a miséria do outro, ou seja, misericórdia envolve humildade e perdão, virtudes que nos levam a acolher os outros, e a nós mesmos, como são.
A misericórdia passa pelo olhar, como podemos ver nas atitudes de Jesus: "olhando-o, o amou" (Mc 10,21). Jesus olha para aquele jovem e para muitas outras pessoas que se aproximam d'Ele com misericórdia: ama, independente do sim ou do não, acolhe e chama, mesmo conhecendo as misérias.
Por que falar da misericórdia a nível vocacional???
Porque Deus nos fala em nosso próprio coração e também nos fala através do outro, porém, muitas vezes as pessoas deixam a graça passar, por estar julgando, criticando e olhando com indiferença a si mesmo e aos outros.
Por vezes, os vocacionados são induzidos a pensar que o discernimento e vivência vocacionais só se dão nos encontros para este fim, mas vocação é CHAMADO À SANTIDADE, e esta deve ser vivida SEMPRE, por isso, Deus te chama hoje a vivê-la onde você está e não só a partir do momento em que descobrir sua vocação específica.
Assim, a vivência da misericórdia torna-se inteiramente vocacional como caminho de santidade e caminho muito exigente por sinal. Faz-se necessário grande humildade para ser capaz de, primeiro, reconhecer a própria miséria, para depois ter coragem de lançar o coração, repleto de amor, sobre a miséria do outro. Eis o amor misericordioso, sobrenatural, querido por Deus!
Fala-se tanto dos insistentes pedidos do Papa Francisco para que os cristãos se desinstalem, porém, o que cada pessoa tem feito para isso? Desinstalar-se é uma decisão ousada, exigente, mas ao mesmo tempo de descoberta do dom e da maravilha que Deus tem pra cada pessoa que se decide por Ele. Caminho de liberdade que se fortalece na oração, se enraíza nas terras do Céu, que começa aqui e se traduz em vida de felicidade!
VOCÊ TOPA???
#VemSerOblata
#VemSerFeliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário