segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Tempo da quaresma: já é hora de ser autêntico!

Iniciamos, na quarta feira de cinzas, dentro do ano litúrgico, o período quaresmal, chamado de "tempo forte" e cheio de graças, contudo o tempo quaresmal tem sido tratado com certa "pobreza", eu diria, quarenta dias em que não se bebe coca-cola, deixa de tomar açaí, não se come chocolate... A quaresma é mais profunda que isso! De que adianta tudo se no domingo de Páscoa comemos e bebemos por tudo que deixamos?
A mortificação é muito importante, pois nos lembra do nosso único essencial, porém se não está acompanhada de um verdadeiro propósito para o nosso bem espiritual, se torna um ato vazio de sentido, a prova disso é a forma como esperamos e vivemos o domingo de páscoa!
Ninguém deixa de ser santo por beber coca-cola, ou comer hott-dog, o Papa João Paulo II não pedia por jovens santos que fizessem justamente isso?
O que nos afasta do caminho de santidade é nosso olhar de condenação e julgamento nossas palavras que ferem, a profanação do corpo por diversos modos e ainda a sua exposição a olhares cobiçoso... 
Diariamente vemos pessoas e grupos que se levantam contra a corrupção, exploração, a injustiça e tantas outras causas, porém, somos medíocres na vivência da fé, damos o mínimo, aquilo que podemos suportar e depois nos esbanjamos, e na quaresma seguinte fazemos as mesmas mortificaçõezinhas e nada muda! A quaresma é mais que isso! 
Gandhi dizia que "devemos nos tornar a mudança que desejamos ver" que tal começarmos sendo cristãos autênticos?! Sim porque assim não precisaremos gritar, nossa vida falará! 
O que você precisa transformar em você mesmo, à luz do amor do Senhor?! Peça a graça, confie e Ele te dará. Desejo a todos um santa e abençoada quaresma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário