sábado, 8 de fevereiro de 2014

Dia da Madre Ana Moroni

 Hoje, queridos amigos e amigas, estamos em festa. Fazemos memória de nossa Amada Fundadora, que neste dia adentrou para a Festa das Bodas, unindo-se definitivamente, e com alegria, ao eterno Esposo.
Para nos ajudar a refletir um pouco mais sobre esta grande alma segue um trecho de uma carta do Pe. Cósimo Berlinsani às Convittrici, ninguém melhor do que ele a conheceu e dela poderia falar-nos:
"Sabendo eu muito bem, por um lado, o vivo desejo que todas tendes de prestar cada dia mais gloriosa e imortal a sempre saudosa memória da senhora Anna Moroni, primeira instrutora e mãe vigilantíssima; por outro, sendo pelo Espírito Santo alertado, que não pode à sua mãe trazer maior glória uma filha, quanto quando imita as virtudes dela e os mais exemplares costumes; tomei a decisão de expressar nesta minha carta, brevemente, o que resplandece naquela grande alma de mais memorável e mais insigne, a fim de que, cada uma relendo-a possa, como no espelho, ver o que lhe é proposto individualmente de imitar.

Passou, pois a bondosa Serva de Deus do servir aos outros e em particular à senhora Condessa Vidman, a viver por si mesma uma vida pobre e simples, mas devota. Passou por muitas moradias, muitas casas, todas, porém, pequenas e com poucas comodidades. E nem por isso ardia de tanto zelo ao ponto de acender assim no próprio como no coração de outros, mais ainda a devoção e relação aos dois principais mistérios da nossa fé: a Encarnação e a Paixão de Jesus Cristo. ansiava de tal modo de enternecer toadas as almas ao amor de Maria, Virgem Puríssima e Mãe do Filho de Deus, que a melhor de suas pequenas salas destinou sempre à representação destes três devotos e sagrados Mistérios, apresentando numa parte o Presépio de Belém, e outra o Santo Sepulcro e em outra claramente a vida de Maria Virgem, com grande alegria de seu coração porque vendo isto, tanto as pessoas de casa como as de fora, se inflamavam mais ainda de amor por Jesus e por Maria[...]

Eu não duvido que cada uma de vós, particularmente com verdadeira filha, não procure nalguma coisa de se assemelhar a tão bondosa mãe... procurai vós e incentivai os externos a um maio amor e devação para com Jesus Cristo e sua Santíssima Mãe[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário