domingo, 26 de fevereiro de 2012

Este convite é dirigido a você querida jovem!


Querida jovem,
A vocação é um dom, é a voz de Deus que ordinariamente chama, por meio dos acontecimentos, pessoas e circunstâncias correntes e que precisa ser aprofundado constantemente. Meditar sobre a vocação nos conduz a um mais íntimo convívio com o Senhor.
            Deus não cessa de chamar pessoas com generosidade se disponham a “deixar tudo” e O seguir.
Um apelo nos é feito a cada instante e a nossa resposta é urgente, inadiável, única e singular. Sabemos que não viemos ao mundo por acaso, simplesmente por vir, temos um lugar a ocupar, um papel à nossa espera, uma missão a cumprir. Ele é fiel e aguarda uma resposta generosa, e consciente de que do nosso sim depende a nossa felicidade e a de muitos.
Por isso Ele te chama a fazer uma caminhada, onde te permitirá um contato mias intimo com Ele e te ajudará a descobrir a vocação a qual Ele quer que O siga.
            Para isso, convidamos você a participar de um encontro vocacional que se realizará em nossa casa de Formação no dia 04 de Março, a partir das 08h30min encerrando às 17h00min.
Aguardamos você! Pedimos a gentileza de confirmar sua presença pelo nosso telefone ou pelo e-mail.
Que o Menino Jesus a abençoe!
Com carinho
As Irmãs Oblatas do Menino Jesus.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

QUARESMA


           CONVERSÃO E PENITÊNCIA
 
       Começa a Quaresma, tempo de penitência e de renovação interior.
      A liturgia da Igreja convida-nos a estar com Cristo no deserto. Não podemos deixar passar este período de recolhimento interior sem fomentar na alma um desejo sincero de voltar uma vez mais para Deus. A quarta-feira de cinzas nos faz reviver nosso ser humos somos barro, somos pó,  Humos, humildade vencer os desejos desordenados do ter, do poder do prazer, que nossa sociedade moderna nos oferece com tanta facilidade. A cinza na cabeça, desde os tempos do Antigo Testamento, simboliza o desejo sincero de conversão. Sentir-se humilhado diante da poderosa e benevolente Mão de Deus.
Devemos aprender a relacionar-nos cada vez mais e melhor com Deus, que habita em nós viremos a ele, e nele faremos morada (Jo 14,23) A Trindade Santa habita em nossas almas. Vós sois templos do Deus Vivo. (2 Cor 6,16) São João da Cruz comenta esta passagem: Que mais queres, ó alma, e que mais procuras fora de ti, se dentro de ti tens as tuas riquezas, os teus deleites, a tua satisfação, [...], o teu amado, Aquele que a tua alma deseja e busca? Rejubila-te e alegra-te no teu recolhimento interior, pois o tens tão perto! (Falar com Deus 5ª semana da quaresma pagina 381)
Amados irmãos e irmãs, rezemos nesta quaresma por todos os missionários e missionárias que sofrem perseguição violenta por professarem sua fé e adesão a Cristo. Que o Cristo sofredor seja em suas vidas a fortaleza e a esperança de uma Páscoa pacifica sem violência.                                                                                     

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CENTRO SOCIAL MADRE ANA MORONI

     Atividades realizadas em 2011
Colônia de férias 2011

 Iniciando as atividades do ano de 2011,  as crianças  e as adolescentes retornaram dia 17 de janeiro,  no período foi realizado a Colônia de Férias, as atividades realizadas foram planejadas e programadas com atividades que evidenciaram os aspectos motores e de lateralidade, recreativos, artísticos, lúdicos e interação de grupo.

           



  Atividades de Rotina


               No ano de 2011, a direção do Centro orientou os trabalhos de Rotina e apoio à aprendizagem, com um cuidado pedagógico, metodológico, psicológico cognitivo  e lúdico, e o bom senso do professor inteligente e sábio, para acompanhar e compreender  o processo de ensino escolar, de cada atendida, verificando as dificuldades de aprendizagem, decorrentes de defasagem  de aprendizagem, problemas familiares e situação de risco a que as crianças e adolescentes estão submetidas.



Festa da Páscoa - 2011




Os Professores com os ovos de Páscoa


Confeccionando os ovos de Páscoa

Meninas atendidas
          Na culminância da oficina  de Páscoa estavam presentes a Beatriz e a Nilvanda da Secretaria de Ação Social.
     As atividades do Centro sobre a Páscoa foram elaboradas por meio de um projeto, com o tema:  Projeto Oficina  de Páscoa, que tinha  como meta,   resgatar os valores essenciais, culturais e da tradição brasileira e regional com enfoque no desenvolvimento de habilidades, as atividades realizadas identificaram  o significado da Páscoa diferenciando o sentido espiritual e não comercial, proporcionando ações de solidariedade no desenvolvimento de valores essenciais integrando habilidades, relações inter-pessoais,  ludicidade afetividade e a prática dos valores cristãos.
       Durante a realização das atividades do Projeto, foram organizadas várias oficinas com as meninas atendidas, com grupos de  três para confeccionarem os ovos de páscoa, foram momentos de muita alegria , participação e interação do grupo.
            A Festa da Páscoa, que foi a culminância do Projeto  , foi celebrada nas dependências  do Centro Social Madre Ana Moroni,  no dia 30/04/2011, houve a um momento de celebração com a participação  da Beatriz coordenadora  geral do Peti e Nilvanda,  os  pais, crianças e adolescentes atendidas, finalizando o evento foi oferecido um lanche com roscas e refrigerante para todos os presentes, o lanche foi oferecido com o apoio da  Secretaria de Ação Social, em seguimento a entrega dos ovos de Páscoa.

                             Capoeira

               No Centro social, temos a Capoeira, uma atividade que envolve a arte de dança e os movimentos corporais, como forma artística de expressar sentimentos e movimentos  de forma elegante; as atividades favorecem por meio de diferentes linguagens a sociabilidade as relações sócio-afetivas e trocas culturais.





COREOGRAFIAS


             O Centro oferece às 210 crianças e adolescentes nas terças, quintas e sextas, tem como objetivo desenvolver a concentração, aprender a ouvir, diminuir a timidez, elevar a auto-estima favorecendo as relações sócio afetivas e interação de grupo.                                                                       
             As coreografias expressam a cultura e a arte, além de desenvolverem as habilidades motoras, lúdicas e cognitivas.






                     Dia das Mães


      No dia 06/05/2011, houve reunião de pais e responsáveis e informamos às mães a respeito da atividades do   Projeto de Oficina do Dia das Mães
       Foram realizadas as homenagearmos às mães com coreografias, músicas, apresentações teatrais, poemas e mensagens, mas as atividades da Oficina se estenderam até a última semana de maio.



 Os professores realizaram oficinas  de EVA, pintura de panos de prato, bordado, caixas decoradas de papel microondulado, foi um dia de muita alegria.
Oficina do Dia das Mães - Bordado de ponto de cruz



Oficina de pano de prato

    


ALMOÇO DO DIA DAS MÃES

          A oficina terminou com o almoço festivo e a participação das mães, o objetivo da oficina é trazer a família das assistidas, para tomarem parte das atividades e eventos realizados no Núcleo.
A lembrancinha do Dia das Mães foi confeccionada pelas meninas, com a ajuda dos professores. Este foi o momento da entrega.



                    PROJETO MEIO AMBIENTE
O  Projeto Oficina  do Meio ambiente desenvolveu atividades de  Resgate de valores e atitudes que envolvem a formação  da  consciência ambiental na   comunidade de Planaltina, com enfoque no desenvolvimento de habilidades que valorizem.
O Planeta como o berço da vida, ou melhor com a Biodiversidade.
Para iniciar as atividades do Projeto de Oficinas do Meio Ambiente, o grupo das meninas assistidas passou uma manhã no Parque Ecológico de Planaltina-GO, foi uma experiência de muita valia para a introdução da atividades da Oficina.
Para o Projeto Oficina do Meio Ambiente tivemos o professor Josias como nosso parceiro, ministrou várias palestras para os professores e meninas atendidas nos dois turnos
A Oficina reforçou a importância a reciclagem no nosso cotidiano, a falta de cuidados que devemos ter com o lixo que produzimos, os tipos de lixo, as inundações que acontecem em nossa cidade em decorrência da falta de educação da população, em relação ao Meio Ambiente.





                       Festa Junina
A Festa Junina do Núcleo foi realizada no dia 18/06/2011,  como uma forma de expressão da cultura popular, uma festa muito alegre, com  expressividade lúdica, teatral e festiva, onde as
crianças e adolescentes realizaram danças e coreografias planejadas, afim de desenvolverem habilidades motoras, grossa e fina; interação social,  integrando sentimentos, arte e cultura.
       A presença da comunidade e o contentamento dos presentes no evento,  foi importante para percebermos a importância do nosso trabalho realizado com   qualidade para o crescimento desta comunidade urbana.






             Festa das aniversariantes

O Centro Valoriza e  acolhe
Com muito carinho as crianças e
Adolescentes aqui assistidas,
Portanto, celebra uma festa para
Comemorar as aniversariantes
Do ano, como uma forma de
Cuidar da vida, como um
Dom gratuito de Deus.








OFicina de bordado



    


        
A Instituição atende crianças e adolescentes, provenientes de famílias de baixa renda em risco social na comunidade de Planaltina – GO, as quais estão inseridas  no  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, portanto, A Oficina de Trabalhos manuais tem o objetivo de  resgatar os valores do trabalho artesanal, e o desenvolvimento de habilidades motoras, criatividade e atenção,  valorização pessoal e auto estima, e também   proporcionar para   o futuro a aquisição do aumento da renda familiar.
Favorecer a integração social e ludicidade, por meio das noções de trabalho para o exercício da cidadania. 





COZINHA EXPERIMENTAL



   
     A experiência da cozinha experimental, foi muito agradável, as meninas ficaram muito entusiasmada, foram organizadas em grupo de três e orientadas pela cozinheira Dona Ana e uma facilitadora social Cristiane

               Oficina de artesanato




               A oficina de artesanato, foi realizada duas vezes por semana, houve um grande interesse da clientela, elaboraram muitas caixas, que ficaram muito belas, o projeto de artesanato teve como objetivo a integração social entre o grupo e a competência em elaborar as caixas e confeccionar as bijuterias e com a intenção de gerar renda familiar. 

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA EM AGOSTO DE 2011

Trabalhos  realizados pelas meninas atendidas, realizam trabalhos muito bonitos, porque trabalham com atenção e cuidado conforme o comando do Orientador Social dos facilitadores Sociais. 





Semana da Criança


    Em comemoração ao Dia da Criança  realizamos nos dias 17 a 21/10
              No dia 17 de outubro  realizamos um dia de recreação, com Pula-pula e algodão doce, brincadeiras  e cantigas de roda, para cada dia houve um lanche diferente – os lanches foram: refrigerante, Maria Mole, balas e pirulitos  
Cachorro quente, refrigerante e canjica.                          









                                           NOITE DO PIJAMA

              No dia 19/10, houve a noite do Pijama, foi uma noite excelente, recebemos as meninas às 17h,num clima de muito acolhimento, às 19 horas servimos  o jantar num ambiente  festivo,   foram realizadas atividades como jogos recreativos, com o objetivo de desenvolver o raciocínio.
              No decorrer  do mês de outubro foram realizadas atividades que enfatizaram o valor da criança para o mundo e a sociedade, e os riscos que as nossas cidades oferecem às nossas crianças.






Os facilitadores sociais realizaram Gincana,  atividades recreativas e culturais com as meninas, durante toda a noite, como Bingo, Desfile do Pijam, Karaokê, Dominó, Jogo Uno, Momento de louvor- Brincadeiras: Quem é o Maestro, Corrida de saco, corrida do jornal, dança da laranja, Maçã, caça bala na farinha de trigo, Circuito de brincadeiras.





















Passeio no balneário vale verde
O passeio foi realizado no dia 20/11/201, com participação de boa parte das meninas, a oportunidade proporcionou um agradável momento de alegria e confraternização entre o grupo, a Instituição preparou o almoço, que foi servido no local e o lanche, houve a participação de todos os funcionários, alguns voluntários e um Bombeiro Militar da Companhia de Planaltina-GO, os  ônibus que levaram as crianças foram os que já dão atendimento aos Núcleos Ana Moroni e PETI Imigrantes.














Festa de Natal 2011


                No Natal o presépio é o símbolo que mais retrata o sentido do do que estamos celebrando, Jesus que veio ao mundo para a nossa salvação.


           As  apresentações da Festa de Natal abriram um espaço também para outras apresentações culturais e artísticas, além das coreografias e corais envolvendo as músicas natalinas, apresentaram o Natal ao Vivo e fizeram uma peça teatral A Formiguinha e a neve.
                          Natal ao vivo


A peça a Formiguinha e a Neve

           A comunidade presente participou com muita alegria e contentamento





Natal Festa da Unidade
O Natal tem  Natal Festa
                                                                                           Natal festa da vida!



O Natal  é a Festa da Unidade, onde Deus vem ao
Nosso encontro para nos salvar, Jesus vem  como
Um presente a todos  nós.Como Nosso      Salvador,
 Precisamos resgatar o sentido Cristão do Natal.

Neste sentido realizamos o Projeto Natal com o
Objetivo de ajudar as crianças e adolescentes a
Compreenderem o verdadeiro sentido do Natal
 E vivenciá-lo em suas famílias.

    O Projeto Natal foi dividido  em três etapas diversificadas que seguem abaixo.
Primeira fase: organização dos grupos, segunda fase: ensaios do auto de Natal, origem do Natal e significado dos símbolos.

                                                    Terceira fase: foi realizada no dia da festa com as apresentações do auto de Natal para as famílias das assistidas, a comunidade  e amigos do Centro Social.


                           Coral de Natal                    
   A Festa de Natal 2011, foi realizada no dia 03/12/2011, às 18h, com a participação da comunidade assistida, pais, meninas e convidados, no final foi servido um lanche para os presentes, com o apoio da Secretaria de Ação Social.

               Centro Social Madre Ana Moroni