segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os símbolos Natalinos

 O Presépio

É mais importante símbolo do Natal por representar o nascimento de Jesus Cristo que veio de Deus por meio de Maria numa humilde estrebaria. "Embora fosse rico se fez pobre para nos enriquecer com a sua pobreza."
 A árvore melhor dizendo, o pinheiro, é símbolo de vida, pois é a única árvore que permanece verde em qualquer época do ano. Hoje tem-se o costume de usar bolas coloridas  que representam os frutos da árvore. Assim como Jesus Menino nos deu muitos frutos: fé, esperança, amor, etc.
Papai Noel "Dizem que esta lenda surgiu no séc. IV, na cidade Mira, na Ásia Menor. São Nicolau era um bispo que costumava auxiliar os pobres, presenteando especialmente as crianças, enquanto dormiam. Por isso o mais importante não é de onde surgiu a lenda, mas o seu símbolo que representa ofertas e assim recorda-nos a maior dádiva que todos nós recebemos: sem dúvida, foi a vinda do Menino Jesus. 


As velas representam a grande luz, presença do próprio Jesus. "Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas!"


Estrela de longa cauda representa o brilho da luz do próprio Deus em nossas vidas. Os magos orientados por esta estrela chegaram ao Salvador. Nós, orientados por Jesus Cristo, chegaremos à Salvação.


Os sinos anunciam a essência, o mandamento novo. Badala o Amor de Deus por nós ao enviar seu Filho Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário